Bolo de Aniversário
A Origem do Aniversário
A origem exata da comemoração do aniversário é incerta, o que sabemos são fruto de conjecturas baseadas em fatos históricos: No antigo Egito os egípcios comemoravam os aniversários apenas dos faraós. Os gregos apenas de seus deuses. Já os romanos comemoravam apenas a data do aniversário do imperador, seus familiares e senadores. Foram encontrados túmulos de romanos com o número de anos, meses e dias do falecido e chamavam a data da comemoração do aniversário de dies sollemnis natalis.
Segundo o dicionário Aurélio, aniversário do latim lat anniversariu: 1 Que evoca a lembrança de um fato ocorrido em igual dia, um ou vários anos antes: Festa aniversária. sm 2 Dia em que se completa o tempo de um ou mais anos de um acontecimento. 3 Comemoração da volta anual de uma data em que se deu certo acontecimento. A. natalício: dia correspondente àquele em que nascemos.
A comemoração da data de aniversário até hoje é um costume ocidental. A data exata como comemoramos atualmente um aniversário (com bolo de aniversário, presentes e parabéns a você!) é quase impossível sabermos. No começo do cristianismo, a celebração do aniversário era considerado costume pagão. Foi somente após o século IV quando a igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo que o hábito ressurgiu.
A Origem do Bolo de Aniversário
A celebração com doces de uma data importante, provavelmente teve sua origem na antiguidade nos cultos aos deuses. O bolo de aniversário pode ter sua origem na Grécia antiga, numa oferenda feita de pão e mel de formato redondo como a lua, enviado dia 6 de cada mês ao templo em homenagem a deusa Artemis, deusa da caça e matrona da fertilidade, que ficava em Éfeso, antiga colônia grega na atual Turquia.
Há historiadores que dizem que não, o precursor do bolo de aniversário surgiu na Alemanha medieval, onde era preparado uma massa de pão doce no formato do menino Jesus no Natal. Depois esse pão doce foi adaptado para se comemorar o aniversário de crianças e virou o que hoje conhecemos por bolo de aniversário.
A Origem do Delivery de Bolo
Sempre foi possível encomendar um bolo de aniversário e recebê-lo em casa, mas obrigatoriamente deveria ser solicitado com antecedência. O delivery de bolo atual, como o conhecemos atualmente nasceu por volta de 1996 quando a Doce Mania aprimorou todo o processo de produção do bolo. Do atendimento ao cliente até a entrega pelo delivery de bolo, onde um bolo é entregue em até 20 minutos após sua saída para o delivery. Foi preciso criar uma embalagem especial para suportar e conservar o bolo pois este deveria chegar intacto na entrega do delivery de bolo.
A Origem do Presente de Aniversário
O costume de presentear o aniversariante, provavelmente vem de antigos costumes religiosos onde os presentes, na verdade, eram oferendas dadas aos deuses para proteger o aniversariante dos demônios e pedir por segurança para o próximo ano. O próprio bolo de aniversário não deixa de ser um presente.
A Origem da Vela de Aniversário
Os gregos e romanos acreditavam que cada indivíduo possuía um espírito protetor vinculado a um deus que desde o seu nascimento, vigiava e cuidava dele. Na época do aniversário, acreditava-se que a pessoa estava mais perto do mundo espiritual e o ascender das velas era um ritual que levava, através da fumaça, as preces de proteção ao espírito protetor. O bolo de pão e mel ofertado a deusa Artemis na antiga Grécia vinha acompanhado de uma vela acesa que significava a luz do luar, já que o precursor do bolo de aniversário simbolizava a própria lua.
Na Idade Média,os camponeses alemães acordavam seus filhos com um bolo de aniversário para que apagassem as velinhas ao acordarem. Sempre havia uma vela a mais que o número do aniversário, sinal de luz da vida.
A Origem da música “Parabéns a Você”
As americanas Mildred e Patricia Hill criaram em 1875 a música “Good Morning to All” e após várias mudanças, adaptações e brincadeiras com a letra, nascia em 1924 a versão como a conhecemos hoje.
Em 1942, a Rádio Tupi-RJ realizou um concurso e a senhora Bertha Celeste Homem de Mello, paulista, venceu com essa cantarolada até os dias de hoje.
A Origem do Brigadeiro
O brigadeiro Eduardo Gomes candidatou-se à presidente da república em 1946 e sua esposa, servia um doce feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate para angariar fundos em reuniões organizadas por cabos-eleitorais para angariar votos. Estas festas eram muito concorridas e o “doce do brigadeiro” caiu rapidamente no gosto popular. Com o tempo, o nome virou brigadeiro e passou a ser feito com leite condensado, virando o fiel parceiro de todo bolo de aniversário.
Fonte: Revistas Abril / Wikipédia
Recent Comments